Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 08 de maio de 2022 às 6:11 h | Autor:

Sabe da maior? Obra da ponte Salvador-Itaparica já está andando

Projeção exata da Salvador-Itaparica, com 12,4 km e 90 metros de altura

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
“Não é apenas uma ponte. É um novo sistema rodoviário”
Cláudio Vilas Boas, Ceo da Concessionária Ponte Salva-Itaparica, ao detalhar o projeto
“Não é apenas uma ponte. É um novo sistema rodoviário” Cláudio Vilas Boas, Ceo da Concessionária Ponte Salva-Itaparica, ao detalhar o projeto -

Tanto em Salvador como na banda sudeste do Recôncavo, a área que vai da Ilha de Itaparica a Santo Antonio de Jesus, ainda pairam muitas dúvidas, às vezes até a descrecença: e a ponte Salvador-Itaparica sai ou não sai?

E os descrentes tem até razão. Tanto já se falou nessa ponte que quando se pensou que ia começar, veio a pandemia e estragou a festa. E afinal de contas, quando é mesmo que vai começar.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

— Não vai começar, já começou. Temos uma equipe de 80 pessoas, baianos e chineses, empenhada nos projetos complementares. E já investimentos já vão em R$ 71 milhões.

Palavra de Cláudio Vilas Boas, baiano, engenheiro químico, o Ceo da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica (nome provisório), a ponta do consórcio chinês CRCC e CR-20 que lá vai gastar R$ 7,5 bilhões. O escritório fica no Ed. Ceo Corporate, ao lado do Salvador-Shopping.

— Não é uma ponte que vamos construir e sim um novo sistema viário para a Bahia que começa na ponte.

Primeira estaca —-Segundo Cláudio, quando se fala em ‘ponte começar’ obviamente se referem a hora em que a primeira estaca vai ser batida. Isso só em 2023, até porque apareceram novas demandas, como a dragagem na Baía de Todos os Santos, que vai custar algo em torno de R$ 150 milhões, já em vias de começar., uma exigência da Marinha.

Três canteiros, um em Salvador, outro na ilha, em Gameleira e outro em Maragogipe, em São Roque do Paraguaçu, nos quais serão construídas 110 mil toneladas de armações arrumadas em 660 mil metros cúbicos de concreto e 37 toneladas de aço acima e abaixo de 160 pilares.

Na ilha —Claudio ressalta que é uma obra grande, com impacto em todo o território baiano. A ponte em si terá 90 metros de altura (equivalente a um prédio de 30 andares), mas objetivamente estará se abrindo a conexão de Salvador com o sul da Bahia, o que inaugura também um novo tempo na economia estadual.

A ilha de Itaparica, por exemplo, terá duas vias, mas nela foi feito um completo estudo sócio-ambiental que revelou 70 mil espécies vegetais e 130 terreiros de candomblé. A ideia é preservar, mas disso tudo só se tem uma certeza, agora vai.

POLÍTICA COM VATAPÁ

Jabá de presidente

Conta Antonio Barbosa no livro ‘A Lapa de Bom Jesus’ que em meados dos anos 1930, em pleno Estado Novo, Getúlio Vargas visitou Bom Jesus da Lapa onde foi anfitrionado por Joaquim Sento Sé, o homem mais rico do lugar.

Foi visitar a famosa gruta de Bom Jesus. Os mendigos que sempre povoam os arredores do santuário atacaram a comitiva presidencial. Gregório Fortunato, protegeu Getúlio e o resto, no meio muitos ministros, acabou saqueado.

Coisa de um mês depois uma comitiva baixou na porta da gruta em nome da Presidência da República. Convidou os mendigos a irem até a estrada de Paramirim onde haveria a distribuição de jabá (carne de sertão), presente de Getúlio. Todos foram alegres e contentes. Levaram uma surra tão grande que até hoje repercute. É por isso que na Lapa a expressão 'presente de grego', referência ao Cavalo de Tróia, nunca colou. Lá o que se diz é 'jabá de presidente'.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco